Por que o Arquitetura Faz Bem é diferente?

Muitas pessoas ficam na dúvida se somos escritório de arquitetura ou construtora, se somos ONG ou somos empresa. Entendemos que é muito comum essa confusão porque nos vemos como uma empresa em constante transformação. E isso não se dá apenas porque somos jovens, com menos de 2 anos de criação, mas porque faz parte de nossa filosofia estar permanentemente em busca de novos modelos de negócio. Não ficamos satisfeitos em encontrar um modelo rentável e focar apenas em desenvolvê-lo cada vez mais. Queremos fazer o que as pessoas precisam, mesmo quando elas não sabem verbalizar isso.

Por isso, nossa atuação vai muito além do projeto de arquitetura. Nós entendemos que o arquiteto, ou arquiteta, também pode e deve construir. Acreditamos que a pessoa que desenvolveu o projeto é a mais capacitada para elaborar o orçamento de execução de uma obra.  E que conseguimos garantir uma melhor qualidade de obra, e atendimento integral ao projeto, quando estamos liderando sua execução. Até hoje, o Arquitetura Faz Bem realizou 87,5% das obras que projetou e ainda ficamos responsáveis pelo gerenciamento da obra nesta pequena parcela, de 12,5%, que não executamos.

Além disso, optamos por focar nossos maiores esforços em atender uma camada social que é comumente ignorada por nossa profissão. O Arquitetura Faz Bem atende especialmente às famílias das classes D e E. Somente no último ano, impactamos a vida de mais de mais de 12 mil pessoas, com um pouco mais da metade desse total sendo pertencente a Classe E. Ou seja, as pessoas mais vulneráveis de nossas comunidades. Temos reconstruídos casas inteiras de famílias muito vulneráveis que pela primeira vez na vida, passaram a ter um chuveiro, uma bacia, uma água encanada, um piso e um telhado seguro.

E como construir esse impacto e pagar contas? É importante lembrar que somos uma empresa de impacto social. Isso nos aproxima da filosofia das ONG’s pois nosso motivo de existência é combater um problema social, mas nós temos fins lucrativos e queremos viver profissionalmente disso, como qualquer empresa. E como empresa, temos tributos e funcionários como qualquer outro CNPJ normal. É neste momento que retomamos o que dissemos no primeiro parágrafo deste texto. Nossa inovação também mora em criar modelos de negócio que viabilizem esse impacto.

Temos consciência que as famílias mais vulneráveis não tem condição financeira de nos contratar. Por isso, nos conectamos com parceiros que subsidiam, quase como uma contratação, para que possamos fazer as obras necessárias para a melhoria da vida dessas famílias. Existem muitas organizações, tanto empresas como ONGs, que possuem muita sensibilidade para esta causa mas não tem braço para isso. Assim, nós ocupamos este espaço como um agente executor do impacto.

Costumamos dizer que somos uma ponte entre quem tem sensibilidade e vontade de provocar uma melhoria na vida das famílias mais vulneráveis e estas famílias mais necessitadas de uma melhoria substancial. As duas margens queriam, e precisavam, se conectar dessa maneira e a construção dessa ponte permitiu uma comunicação direta e determinante para a satisfação de todos os envolvidos.

Conectar intenções a partir de nossa ação é uma forma direta de inovação. Isso permitiu a criação de um modelo de negócio que nem tínhamos imaginado quando começamos a montar o Arquitetura Faz Bem e que hoje é um de nossos principais pilares.

Ainda atuamos diretamente com as famílias menos vulneráveis, que tem condição de nos contratar, ainda que de uma maneira específica, com largo parcelamento do serviço, caracterizando assim um outro modelo de negócio. Assim como atuamos desenvolvendo projetos corporativos para alguns de nossos parceiros e empresas sensíveis a causa que contratando o nosso projeto contribuem para a propagação de nosso impacto.

Até hoje, 82% de nosso faturamento veio de projetos e obras de impacto social e o restante veio de projetos geradores de impacto, ou seja, destes projetos corporativos citados acima.

Por isso, não costumamos nos definir definitivamente. Somos um escritório de arquitetura, construtora também, temos uma afinidade grande com a filosofia das ONG’s, somos empresa com fins lucrativos, mas acima de tudo isso somos uma organização com o intuito principal de melhorar a vida das famílias mais necessitadas através da nossa ferramenta profissional. A forma como viabilizamos essa intenção é importantíssima porque permite a concretização da vontade. Mas não nos atemos a isso como permanente. O que não podemos abrir mão é do nosso propósito de levar saúde a partir da arquitetura para as famílias mais vulneráveis de nossa sociedade

 

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: