Arquitetura e o Coronavírus (COVID-19)

Neste momento crítico de propagação da COVID-19, temos pensado bastante nas baixíssimas condições de conforto que as casas das famílias mais vulneráveis se apresentam em sua imensa maioria. Falta de ventilação, umidade, mofos e vazamentos, entre outros problemas, estão sempre presentes nas casas destas famílias. Some a estes fatores o fato de que, em geral, temos um grande número de pessoas dividindo pequenos espaços e que mais de 31 milhões de pessoas vivem sem água encanada em nosso país, segundo o PNAD 2018, do IBGE. Em tempos normais, sem coronavírus, as doenças de origem respiratórias, muitas vinculadas ao mofo e outras patologias às quais estamos expostos em nossas casas, estão na quarta posição da lista de maiores internações do SUS.

Ou seja, estamos falando de condições extremamente preocupantes quando pensamos na possibilidade de proliferação desse vírus nas comunidades carentes.

O Arquitetura Faz Bem entende a complexidade desse problema justamente por estar cotidianamente atuando dentro da comunidade de Entra Apulso, na zona sul do Recife, há mais de 1 ano e isso nos levou a pensar em soluções complementares a oferta de cestas básicas e itens de higiene, tão essenciais em momentos como este, que estão sendo implementadas por outras entidades.

Foi assim que identificamos a falta de água encanada em algumas residências como uma dor de boa parte dos moradores. Dessa forma como podemos sugerir que mantenham uma boa higiene como principal ferramenta para evitar o contágio pelo coronavírus? Assim, surgiu a ideia da ação Pias de Rua em Entra Apulso, que instalou lavatórios públicos em pontos de maior circulação da comunidade. Além de atender as famílias que não tem água encanada em casa, as pias atenderão à população que for obrigada a circular por motivos profissionais, tendo em vista que muitos moradores trabalham em supermercados e farmácias, que continuam abertos. Ainda entendemos que as pias poderão ter, além do caráter efetivo citado, uma função pedagógica de estimular a higiene das mãos e relembrar aos moradores e transeuntes da importância de se higienizar neste momento tão crítico. Por último, entendemos que as pias permanecerão, após o período da quarentena, como um legado fixo pra comunidade, servindo às famílias que não tem água em casa.

É importante salientar a importância das parcerias para conseguir contribuir da melhor maneira possível para a melhora de vida das pessoas. Realizamos esta ação em parceria com O Instituto Shopping Recife, que já atua há 13 anos em Entra Apulso e é nosso parceiro nas reconstruções de casas da comunidade que estamos fazendo desde 2019. Desenvolver essa atividade conjuntamente amplia nossos braços, enriquece as ideias e intensifica o impacto que causamos a essas famílias. Nesta ação contamos com o apoio também da loja de materiais de construção Casa Combate, da cidade de Arcoverde, em Pernambuco.

Vamos seguindo em frente! Pensando em como podemos ser ainda mais úteis neste momento, pensando sempre em rede, como colaborar com nossos parceiros e como ampliar nosso impacto sempre! E não esqueçam, nesse momento se puderem fiquem em casa.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: